Quem Somos

Grupo Coral de Azurém

O Grupo Coral de Azurém foi fundado em Março de 1952 pelo então pároco da freguesia Reverendo Padre José Fernandes Ribeiro e comemorou em Março de 2012 o seu 60º aniversário.

Inicialmente composto por um grupo de crianças, foi através do canto gregoriano aprendendo a conhecer e a amar a beleza da música coral. Outros jovens foram entretanto surgindo e engrossando o grupo que nunca mais parou até aos dias de hoje.

Nos seus primórdios o Padre José Ribeiro convidou para dirigir o Grupo Coral entretanto já solidificado o Dr. Coutinho que se manteve em cena até à chegada do Cónego Dr. Manuel Faria. Deu-se então o verdadeiro passo em frente que todos os coralistas desejavam. Dirigido por um verdadeiro mestre da música coral o Grupo Coral de Azurém viu-se projectado a nível nacional e internacional. Durante mais de 20 anos foi o nosso Director Artístico e após a sua morte foi seu sobrinho e afilhado Dr. Boaventura Faria quem lhe sucedeu na condução do nosso destino. Foi posteriormente dirigido pela Dra. Isabel Trindade, pelo Professor Hermano Filipe Carneiro e actualmente é nosso Director Artístico o Professor Adriano Gonçalves.

O Grupo Coral de Azurém é um coro misto amador composto por 50 elementos equitativamente distribuídos por quatro naipes de vozes.