Simão Pedro Mendes Neto

Organista Simão

Simão Pedro Mendes Neto, natural da cidade de Guimarães, nasceu em Novembro de 1993.

Iniciou os seus estudos musicais aos 11 anos de idade na Academia de Música Valentim Moreira de Sá, onde começou a estudar Piano.

Em 2007 entra para a classe da professora Ermelinda Martins, ano em que decide fazer da música a sua vida. Exactamente no mesmo ano começou a estudar Canto com a professora Ângela Alves. Nesta vertente trabalhou também com Palmira Troufa, Isabel Alcobia, Bobby McFerrin e José Corvelo, seu actual professor. Desde então concilia o estudo dos dois instrumentos, sendo o Piano alvo de maior reconhecimento.

É laureado em Concursos Nacionais e Internacionais, nos quais se destacam a 1ª Menção Honrosa no Concurso de Piano "Marília Rocha", em Vila do Conde, no Concurso Ibérico do "Alto Minho", em Vila Praia de Âncora e no "Concurso de Piano", na Póvoa de Varzim. Obteve também o 3º Prémio no Concurso "Sta. Cecília", no Porto, o 2º Prémio ex-aequo (não tendo sido atribuído o primeiro) no "Prémio Elisa Pedroso", em Vila Real e o 1º Prémio no Concurso de Música "Anatólio Falé", na cidade de Lagos. Foi ainda laureado em vários Concursos Internos obtendo o 1º Prémio por duas vezes.

Já trabalhou com pianistas conceituados como Marian Pivka, Luís Pipa, Yuri Ananiev, Paulo Oliveira, entre outros.

Tem-se apresentado regularmente em vários recitais nas diversas cidades do país.

Actualmente frequenta o 8º Grau de Piano, em regime articulado, na Academia de Música José Atalaya, em Fafe.