Dr. Boaventura Faria

Dr. Boaventura

Boaventura Faria nasceu em S. Miguel de Ceide em 1947. Iniciou os seus estudos de Humanísticas em 1958 no Seminário de Nossa Senhora da Conceição em Braga. Desde o inicio que seus professores se aperceberam da sua grande vocação musical, tendo de imediato os seus estudos de piano e órgão para logo de seguida ser escolhido como organista oficial do Seminário , com apenas 14 anos de idade.

Teve como professor de piano e órgão seu tio e padrinho Dr. Manuel Faria, um dos maiores compositores portugueses do século XX, que mais tarde lhe deu as primeiras lições de Harminia e Composição, que recebeu com a idade de 17 anos.

Entretanto Boaventura Faria decidiu abandonar o Seminário continuando apenas os estudos musicais e, optou por tirar uma licenciatura em Direito.

Dr. Boaventura

Desde 1969 até 1978, foi Director Artístico do Orfeão de Águeda e de 1978 a 1988 dirigiu o Orfeão do CDD das Industrias Somelos tendo em 1983 e após a morte de seu tio Dr. Manuel Faria assumido também a Direcção Artística do Grupo Coral de Azurém.

A partir de 1988 e até 2007 dirigiu apenas o Grupo Coral de Azurém e desde o primeiro momento a sua primeira preocupação foi fazer interpretar o maior numero possível de obras que nos deixou o saudoso Dr. Manuel de Faria consciente de que o Coral que dirigia era puramente amador mas ao mesmo tempo conhecedor do valor e da importância que essas obras representavam.

Deixou-nos em 2008 por imperativos profissionais e por tudo quanto fez por este Grupo Coral aqui se registam os nossos maiores agradecimentos.